sábado, 25 de junho de 2022

Boato verdadeiro? P-98


No momento em que Dario perguntou quando poderiam conversar a sós, o primeiro impulso de Milo foi ceder e responder algo assim: pode ser agora, o que quer conversar? Mas o espelho extremamente protegido por magia e aparentemente com vontade própria impediu tudo: a imagem de Dario sumiu de repente e tudo ficou escuro. Milo ficou frustrado e chateado, mas nada podia fazer. Imaginava a reação do tio na cidade murada, tinha certeza que tinha sido muito pior que a sua. Uma leve batida de madeira o tirou de seu devaneio: era Erik que voltara da sala ao lado e olhava pra ele com uma expressão impassível.

- Acho que foi melhor assim - disse ele - Não devia confiar em Dario. Estamos tendo boas relações de negócios mas deveria ser só isso, é minha opinião, se quer saber.

Milo olhou pra ele ainda muito chateado, ele não sabia, mas naquele momento se parecia ainda mais com o tio, pelo menos na aparência física.

- Eu só quero conversar com ele, ele é meu tio, é família! 

- Ele é perigoso!

- Minha mãe também é perigosa, mas dei todas as chances que pude pra ela melhorar, não deu certo. Pra meu tio não dei nenhuma, nem o conheço pessoalmente!

*****

Na tarde do sábado, Bah estava na feira fazendo suas compras da semana e vendendo seus doces, quando passou na banca de Milka que vendia os produtos que Frei produzia em Esmirna:

- Bah, sua amiga Syl está em polvorosa procurando por você.

- O que será? Será uma nova fofoca?

Ventava forte, um vento frio que vinha do mar. Bah sentiu um pressentimento ruim chegar. Cumprimentou uma colega do grupo EVA que fazia ronda na feira e que passava ao seu lado naquele momento.

- Está correndo um boato por aí sobre o príncipe - disse a colega.

- O que estão dizendo?

- Bah! - Era Syl que chegava correndo - preciso te contar! - Ela puxou Bah para um canto e baixou a voz - Estão dizendo que Hayden não é o pai de Milo. Ele é pai só de Mara. Isso quer dizer que Milo é apenas meio-irmão dela, eles têm a mesma mãe.

Bah arregalou os olhos, a pergunta era óbvia:

- E quem é o pai de Milo?

- Dario!

🔷💙🔷

" Não se misture com quem você não seria. "

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Negociações P-97

Após a fala de Dario, Margot se adiantou, olhava pra Milo com uma expressão raivosa:

-Você é mesmo atrevido e metido a besta, sua mãe e seu tio-avô tem razão em falar isso de você! Não sabe respeitar os mais velhos? Como ousa falar desse jeito com seu tio-avô? 

Milo sentiu o rosto ficar vermelho e Bah olhou pra Margot com uma resposta na ponta da língua, mas foi o próprio Milo que respondeu:

- Em nenhum momento desrespeitei meu tio, apenas avisei que não vou tolerar segundas intenções além da ajuda mútua entre dois reinos, aliás entre três reinos. Tudo deverá ser feito dentro das normas legais e com toda honestidade.

Dario se levantou e com um gesto indicou a Margot que ela deveria voltar pra seu lugar.

- Então, sobrinho, não conheço as pessoas que estão com você.

Milo apresentou cada um dos presentes na sala, Dario cumprimentou a todos educadamente e deu atenção especial a rainha Lara. Esta não conseguiu deixar de pensar : "Ele consegue ser gentil e delicado quando isso é importante pra ele." Foi a vez de Dario apresentar cada um dos fandans e humanos que estavam ao seu redor. Mara se encolheu quando reconheceu o capitão do exército que sua mãe e sua tia pretendiam que fosse seu marido. Todos se admiraram quando mago Ron apareceu diante do espelho, ele tinha modificado totalmente sua aparência. Athina pensou: "Certamente esta mudança tem um propósito, pois se ele aparecesse na nossa frente ninguém o reconheceria."

Após as apresentações Dario foi direto ao assunto:

- Preciso de bons barcos, sobrinho. Os que fazem aqui são de segunda categoria. O que eu tenho que você quer ou precisa?

A partir deste dia, Milo e Dario se encontraram várias vezes através de espelhos, todas as vezes eles estavam acompanhados de funcionários de governo que anotavam e documentavam tudo. Entre eles a participação eficiente de Erik, pai do primeiro filho de Bah e que se tornara amigo de Milo. Erik era considerado o melhor contador da ilha de Solemar. Os negócios se tornaram realmente bons para os três reinos, trouxeram melhorias e desenvolvimento. Uma tarde, depois de terminado mais um lote de negócios, Dario com um gesto dispensou seus funcionários assim que percebeu que os funcionários de Milo tinham se afastado para a sala ao lado pra arquivar a documentação. Ele chegou tão perto do espelho que Milo teve a impressão que o atravessaria, seus olhos brilhavam quando disse:

- Milo - era a primeira vez naqueles encontros que Dario chamava o sobrinho pelo nome - quando vamos conversar só nós dois? 

🔷💙🔷

" Nossas aspirações são nossas possibilidades."

sexta-feira, 10 de junho de 2022

O encontro P-96


 Enfim chegou o dia do encontro através de espelhos. Na hora marcada na sala do trono um grande  esquema de segurança estava a postos caso acontecesse alguma coisa errada. Os principais membros dos governos de Esmirna e Solemar rodeavam o príncipe: a rainha Lara e sua comitiva se postou no seu lado direito, como também Bah e o filho dela com Milo. Athina e sua seguidoras mais promissoras que cuidavam da arte mágica também. Os fandans de Esmirna se postavam no lado esquerdo, aí estavam Mara, Hayden e todo o conselho de Esmirna.

Na hora marcada, com precisão de minutos e segundos, Dario apareceu no outro lado do grande espelho. Como Milo, ele também estava cercado de personagens, só que mais humanos que fandans. Milo encarou o tio e ele retribuiu o olhar da mesma maneira: realmente Dario tinha um olhar muito penetrante, daqueles que pareciam enxergar o outro por dentro, o semblante dele estava muito sério e compenetrado. Depois seu olhar passou pra mãe Melina que pra sua surpresa estava bem mais magra, sua postura tinha mudado, ela parecia humilde agora. A tia Margot tinha um ar mais altivo. Os outros que cercavam Dario eram desconhecidos para Milo.

Houve alguns murmúrios e exclamações de ambos os lados do espelho. Melina reconheceu Hayden, seu ex-marido, ao lado da filha Mara e soltou uma exclamação de espanto, depois olhou longamente para o fandanzinho, seu neto, no colo de Bah. Mara tinha os olhos cheios de lágrimas. Hayden não pareceu gostar nenhum pouco de ver Melina, a expressão de seu rosto dizia tudo. Bah se manteve neutra, mas segurava o filho defensivamente. A rainha Lara avaliava todos também de maneira neutra. Athina tinha os olhos fixos em Dario, seguia todos seus movimentos. 

- Sobrinho - era a voz de Dario, baixa e bem masculina, ele deu um sorriso que pareceu sincero - este encontro será inesquecível pra todos nós. A nossa magia é incrível por proporcionar que fandans tão distantes entre si possam conversar olhando um para o outro.

Falou como um político - pensou Milo e respondeu:

- Só será inesquecível de verdade se todos nós ganharmos com esta aproximação. Se em algum momento você, minha mãe ou minha tia, demonstrarem ter segundas intenções maléficas, toda esta aproximação vai retroagir, voltaremos a ficar todos separados e isolados. Estamos todos aqui com boa vontade esperando sua retribuição.

O sorriso no rosto de Dario mudou, parecia um pouco cruel agora, um lampejo passou pelos olhos dele... O silêncio imperou, deu pra ouvir o bater de asas de uma ave na janela. Milo percebeu que aparentemente o tio não gostava de reparos ou críticas ao que ele dizia ou fazia. Era acostumado a fazer e dizer o que quisesse. Sentiu a tensão aumentar em ambos os lados do espelho. Dario parou de sorrir e encarou o sobrinho de novo:

- Você tem razão. Eu tenho o pavio curto, todos dizem isso. Estou me esforçando em melhorar, acredite, é a pura verdade. Viu como me controlei? Você já deu seu aviso, certo? Então, vamos iniciar nossos negócios?

🔷💙🔷

" Ao menor sinal de amor, retribua."

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Marcando uma conversa mágica P-95


 Milo se preparou durante duas semanas pra sua primeira conversa com Dario. O espelho do palácio de Esmirna foi ainda mais protegido e o próprio príncipe foi coberto de proteções mágicas. Aliás foi providenciado um novo espelho pois o original tinha sido quebrado pelo próprio Milo. Houve muito falatório dos fandans e do conselho contra aquele encontro através de espelhos, mas Milo estava decidido em conversar com o tio e foi firme em sua decisão. Ele tinha crédito com seu povo e o conselho, afinal seu governo era impecável, ele estava indo muito bem como governante de Esmirna.

Bah representava bem o que a maioria dos fandans pensava daquilo tudo: ela tinha um certo receio de que apesar de todas as precauções algo saísse errado. Mas havia também uma empolgação, uma ansiedade crescente e muita curiosidade com relação a Dario.

- O que você espera de Dario ? - perguntou ela a Milo numa noite.

- Espero muito... mas sei que talvez não consiga muitas coisas boas dele. A cidade que ele governa está crescendo muito, as pessoas que vivem lá estão melhorando de vida, então como governante ele está indo muito bem. Talvez possamos ter relações comerciais de compra ou até mesmo troca de mercadorias. A troca tem que ser boa pra as duas cidades. Sei algumas coisas sobre ele, digamos o lado bom dele. Sei que vou estar pisando num campo minado o tempo todo, mas acho que vale a pena tentar.

- Descreva o que ele tem de bom, que você já sabe.

Milo sorriu contrafeito:

- Respondo sua pergunta se esse lado bom dele se confirmar.

Quando todos os preparativos estavam prontos, Milo enviou um bilhete pra Dario, dizendo simplesmente que aceitava conversar com ele através do espelho e já marcando, ele mesmo, um dia e um horário para o encontro. O bilhete foi enviado logo cedo, o sol despontava no horizonte quando a ave desapareceu por entre as nuvens que pairavam em frente ao palácio de Esmirna. As horas passaram devagar enquanto a expectativa aumentava em toda ilha. Até que por volta das 10 da manhã a ave retornou e pousou no braço estendido de Milo com a resposta:

Caro Milo

Fiquei realmente feliz quando recebi seu bilhete. Agora você está agindo com coerência pois antes de condenar um familiar ao ostracismo uma nova chance deve ser dada, uma nova chance de redenção. Você não deu uma segunda chance a sua irmã Mara? Pois então... No dia e hora marcados estarei em frente ao espelho, mal posso esperar que esse dia chegue! Espero que essa seja apenas a primeira de muitas outras conversas que iremos ter, pena que não será cara a cara, mas já é um bom começo. Acredite, essa aproximação será boa para todos.

Um abraço

Seu tio Dario.

🔷💙🔷