Milo não estava acreditando naquilo. Ele foi pessoalmente na casa do alto da montanha e checou todos os cômodos e compartimentos. Athina foi chamada e junto com ela veio as suas melhores aprendizes de magia. Elas constataram que não tinha sido usado magia naquela casa recentemente, então como a rainha e Mara fugiram? Havia outra pergunta que não queria calar: elas ainda estariam na ilha? Foi Milo que descobriu tudo, mas isso só dois dias depois.
Milo tinha muito talento em investigar as coisas, ele era minucioso e atento aos detalhes. Em sua mente passou várias ideias de como teria sido aquela fuga, ele chegou a desconfiar do próprio pai que andava triste com a situação da filha e da ex-esposa. Teria Hayden participado da fuga? Mas não, Hayden estava tão surpreso quanto os outros com a notícia:
- Confesso que estou aliviado por elas não estarem mais presas, mas não participei do plano delas! - Ele jurou isso várias vezes, mas Milo só ficou satisfeito quando o pai foi interrogado sob afeito da magia da verdade, esta magia fazia qualquer interrogado falar apenas a verdade, nada mais que a verdade. E sim, Hayden não tinha participado daquilo. Milo suspirou aliviado.
Ele checou cada centímetro da casa e acabou achando algo interessante: embaixo da mesa do escritório encontrou dois papéis: o mapa de Esmirna, cada rua, cada casa estavam ali representados, inclusive com passagens secretas. Reconheceu uma das passagens que ele mesmo já tinha usado várias vezes, ela ligava o palácio de Esmirna até o porto. De repente lhe veio mais uma ideia! E se houvesse outra passagem desde a casa do alto da montanha? O outro papel deslizou para o chão mas Milo o pegou no ar: era um mapa arquitetônico da casa do alto da montanha e olha só... a casa tinha uma passagem secreta até o segundo e distante porto de Esmirna! Milo adivinhou o que tinha acontecido: sua mãe e sua irmã teriam pegado um barco com sua comitiva e neste momento já estavam bem longe da ilha de Solemar e da cidade de Esmirna!
" Me traz paz ou me deixa em paz. "